Oficina: Estudo de Voz – A escuta, a palavra e a voz, como recursos expressivos do ator.
Começou na sexta-feira (26 de Julho) e vai até domingo (28 de Julho), com Babaya Morais (MG). No Tapiri, sede do O Imaginário.
O curso da cantora e professora de técnica vocal Babaya Morais consiste basicamente em dinâmicas e experimentações que desenvolvem a autopercepção das pessoas em relação ao que elas falam, ouvem e compreendem; e de que modo se expressam.
O curso da cantora e professora de técnica vocal Babaya Morais consiste basicamente em dinâmicas e experimentações que desenvolvem a autopercepção das pessoas em relação ao que elas falam, ouvem e compreendem; e de que modo se expressam.
Sobre a ministrante
Babaya Morais iniciou sua carreira de cantora em Cássia (MG). Por oito anos estudou Canto Lírico e Teoria Musical na Fundação Clóvis Salgado – Belo Horizonte (MG). Em 1983, foi professora de técnica vocal na Música de Minas Escola Livre, escola de Milton Nascimento e Wagner Tiso. Em 1990, fundou com a foniatra Dra. Regina Lopes Maciel o Voz Ativa – Núcleo de Tratamento e Aprimoramento da Voz. Em 92, fundou a Babaya Escola de Canto – “Foi o primeiro estabelecimento de ensino de MG direcionado exclusivamente para o aprimoramento da voz utilizando o canto popular”, diz a professora. Em 2011, a Escola passou a se chamar Babaya Casa de Canto. Na nova instituição, com uma equipe de preparadores vocais, Babaya Morais promove Grupos de Estudos de Reciclagem, com o tema central Fisiologia da Voz na Prática do Canto. Propiciou aos cantores da Casa a oportunidade de realizarem seus objetivos no ensino de técnica vocal, utilizando projetos musicais e eventos permanentes, como: Trampolim, Novos Talentos, Ensaio Aberto, Cantoria, Musicais, Grande Intérpretes e Construindo um Show.
Além do ensino de técnica da voz para cantores amadores e profissionais, a professora também desenvolveu a preparação vocal e direção vocal de texto para atores/ cantores, em várias cidades do país. No teatro, trabalhou com os Galpão, Espanca, Odeon, Garupa, Três Calados e Maria Cutia, entre outros. Atuou na preparação vocal, e direção de texto e prosódia para cinema, em obras como Chico Xavier – O Filme (2010) – dirigido por Daniel Filho e Malazartes – E o Duelo com a Morte (2016) – direção de Paulo Morelli. Ministrou oficinas de amplitude nacional, com cerca de uma dezena de temáticas variadas.
Críticos teatrais e colegas da área atestam a consistência do trabalho de Babaya Morais no treinamento de canto e voz: “…Além da sua generosidade para encarar o processo criativo, entende as dificuldades de cada um. Ela é uma das raras pessoas que tem um pé no canto e o outro no texto falado. Ela sabe como preparar a fala do ator” – Chico Pelúcio, ator e diretor – Grupo Galpão (Pampulha, 27/03/1999). “Babaya se tornou mais que mestra. Faz-se cúmplice, amiga de seus alunos. Manipula suas possibilidades e suas carências, criando naturalmente, para cada um, o frescor de um processo particular e intransferível. Um trabalho riquíssimo de artesanato, baseado na improvisação e na generosidade” – Arildo Barros (Revista Palavra, 09.12.99 – texto Encantadora de Vozes).
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