Realização de uma oficina
de Estudo de Voz – A
escuta, a palavra e a voz, como recursos expressivos do ator,
com carga horária de 20 horas, para atender artistas, produtores culturais,
professores, alunos e o núcleo de atuadores, do O Imaginário, envolvidos na pesquisa: memórias poéticas sobreviventes do crescimento das árvores, de Porto Velho, no Estado de
Rondônia.
Estudo de Voz – A escuta,
a palavra e a voz, como recursos expressivos do ator, com duração de: 20 horas,
no período: 26 a 28 de Julho de 2019,
nos seguintes horários: 26, 27 de Julho
das 14 às 18 horas e das 19 às 22 horas e 28 de Julho – 14 às 18 horas e das 19 às 21
horas, no Espaço Cultural Tapiri – O Imaginário, no endereço: Rua Franklin
Tavares, 1353, Bairro/Cidade/Estado: Bairro Pedrinhas, Porto Velho – RO. Para estudantes
de Teatro, Jovens Artistas, atuadores do O Imaginário, cantores e Professores. Com
Nº Mínimo de Participantes: 20 e Nº Máximo de Participantes: 25
Foi ministrado os
seguintes conteúdos: dinâmicas e experimentações que desenvolvem a auto percepção
do que falamos, do que ouvimos, do compreendemos e como nos expressamos.
Estas dinâmicas e
experimentações desenvolvem a liberdade de reprodução vocal usando padrões de
falas que não são usadas ou exploradas no dia a dia. Proporcionam desenvoltura,
criatividade, segurança, variações sonoras não-verbais e ampliam o repertório
vocal na formação de personagens e qualidade de interpretação.
Foi desenvolvidos estudos
de expressão e interpretação utilizando um vasto estudo de timbres vocais,
inflexões, tempos de respiração, dinâmicas de desconstrução e reconstrução da
palavra em textos, contos, cartas, etc, para que as dinâmicas tenham resultados
práticos.
Foram também trabalhadas
técnicas de apoio tais como: estudo de ressonadores, respiração e articulação
para que o ator experimente de forma mais ousada e livre os diversos focos de
ressonâncias que possibilitam as infinitas variações vocais.
Objetivei o perceber, o
expressar, o analisar e o relacionar com a própria voz, o entendimento da
anatomia e o funcionamento do aparelho vocal, com a ampliação das possibilidades
do ator usar a sua voz com segurança e qualidade.
Dei a palestra sobre a
fisiologia da voz.
Trabalhei técnica vocal
de aquecimento, alongamentos, respiração, resistência vocal e corporal.
Desenvolvi a prática da escuta
interna e externa: voz (resultado), percepção (representação e expressão),
demonstrei a reconstrução da palavra.
Vivenciamos exercícios de
improvisos vocais, sons diferentes, respiração expressiva. Estudamos recursos
expressivos: timbre, intensidade, modulação, ritmo, emoção. Realizei dinâmicas
teatrais e corporais de interpretação.
As metas e os objetivos
propostos foram todos executados e assimilados por todos os participantes.
Extraído do relatório da Babaya Morais (MG)
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