Memórias poéticas capacitação do corpo e voz

Realização de uma oficina de Estudo de Voz – A escuta, a palavra e a voz, como recursos expressivos do ator, com carga horária de 20 horas, para atender artistas, produtores culturais, professores, alunos e o núcleo de atuadores, do O Imaginário, envolvidos na pesquisa: memórias poéticas sobreviventes do crescimento das árvores, de Porto Velho, no Estado de Rondônia.
Estudo de Voz – A escuta, a palavra e a voz, como recursos expressivos do ator, com duração de: 20 horas, no  período: 26 a 28 de Julho de 2019, nos seguintes horários:  26, 27 de Julho das 14 às 18 horas e das 19 às 22 horas e  28 de Julho – 14 às 18 horas e das 19 às 21 horas, no Espaço Cultural Tapiri – O Imaginário, no endereço: Rua Franklin Tavares, 1353, Bairro/Cidade/Estado: Bairro Pedrinhas, Porto Velho – RO. Para estudantes de Teatro, Jovens Artistas, atuadores do O Imaginário, cantores e Professores. Com Nº Mínimo de Participantes: 20 e Nº Máximo de Participantes: 25
Foi ministrado os seguintes conteúdos: dinâmicas e experimentações que desenvolvem a auto percepção do que falamos, do que ouvimos, do compreendemos e como nos expressamos.

Estas dinâmicas e experimentações desenvolvem a liberdade de reprodução vocal usando padrões de falas que não são usadas ou exploradas no dia a dia. Proporcionam desenvoltura, criatividade, segurança, variações sonoras não-verbais e ampliam o repertório vocal na formação de personagens e qualidade de interpretação.
Foi desenvolvidos estudos de expressão e interpretação utilizando um vasto estudo de timbres vocais, inflexões, tempos de respiração, dinâmicas de desconstrução e reconstrução da palavra em textos, contos, cartas, etc, para que as dinâmicas tenham resultados práticos.
Foram também trabalhadas técnicas de apoio tais como: estudo de ressonadores, respiração e articulação para que o ator experimente de forma mais ousada e livre os diversos focos de ressonâncias que possibilitam as infinitas variações vocais.

Objetivei o perceber, o expressar, o analisar e o relacionar com a própria voz, o entendimento da anatomia e o funcionamento do aparelho vocal, com a ampliação das possibilidades do ator usar a sua voz com segurança e qualidade.
Dei a palestra sobre a fisiologia da voz.
Trabalhei técnica vocal de aquecimento, alongamentos, respiração, resistência vocal e corporal.
Desenvolvi a prática da escuta interna e externa: voz (resultado), percepção (representação e expressão), demonstrei a reconstrução da palavra.
Vivenciamos exercícios de improvisos vocais, sons diferentes, respiração expressiva. Estudamos recursos expressivos: timbre, intensidade, modulação, ritmo, emoção. Realizei dinâmicas teatrais e corporais de interpretação.
As metas e os objetivos propostos foram todos executados e assimilados por todos os participantes.

Extraído do relatório da Babaya Morais (MG)





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